Auto-ódio – Dicas para aprender a amar a si mesmo novamente

mulher triste

O ódio de si mesmo é uma forma extrema de auto rejeição, que leva ao fato de que as pessoas afetadas não têm confiança em si mesmas, sua autoconfiança é perturbada e eles se acham repulsivos.

Pessoas que se odeiam muitas vezes percebem seus sentimentos como parte de sua personalidade. Embora o ódio a si mesmo esteja frequentemente enraizado, isso não significa que não possa ser superado.

É importante procurar ajuda profissional porque o ódio a si mesmo pode se tornar perigoso se levar a um comportamento de autolesão. Neste artigo, gostaríamos de explicar de onde pode vir o ódio por si mesmo e dar dicas sobre como lidar melhor com esses sentimentos negativos, aprendendo a aceitar a si mesmo.

Por que eu me odeio

Na maioria dos casos, o ódio por si mesmo pode ser rastreado até experiências negativas na interação social com outras pessoas. Se seus próprios pais ou o ambiente social não fazem você se sentir valorizado, pode acontecer que as pessoas afetadas vejam a experiência como um erro em si mesmas e desenvolvam auto rejeição.

Isso pode acontecer por meio de experiências como o bullying, mas as causas geralmente estão na primeira infância e estão ligadas às experiências com os cuidadores principais.

Abordagens explicativas psicanalíticas presumem que, no caso de uma ameaça percebida ou real de seu cuidador principal – geralmente a mãe – os filhos desenvolvem um mecanismo de proteção que lhes permite manter um sentimento de controle.

moça triste
moça triste

Uma vez que as crianças pequenas estão à mercê de seus cuidadores, um perigo vindo delas significa uma ameaça para suas próprias vidas. Para manter um sentimento de controle, as crianças aprendem a procurar em si mesmas as causas do comportamento ameaçador do cuidador em um nível subconsciente. Isso lhes dá a sensação de que têm pelo menos uma pequena influência sobre seu próprio destino.

O ódio a si mesmo, uma tendência exagerada para a autocrítica ou autocensura pode se desenvolver. Além disso, o ódio por si mesmo pode ser o resultado das chamadas “reconstituições” de experiências infantis, em que a criança experimentou humilhação e desvalorização.

Além disso os sentimentos não processados, como raiva, ódio e agressão, que não são processados ​​ou representados adequadamente, podem se voltar contra eles mesmos em algum momento da vida.

Embora as experiências geralmente sejam a causa de um forte ódio contra si mesmo, as expectativas e padrões sociais atuais também podem desencadear o ódio contra si mesmo. O ódio por si mesmo pode surgir de pessoas que não estão em conformidade com certos ideais, como ideais de beleza.

Publicidade em alguma mídia ou comparação direta com outras pessoas geralmente cria ideais irrealistas. Se isso não puder ser alcançado, muitas vezes levam ao fato de que um sentimento existente de inadequação pode se transformar em ódio a si mesmo.

Existem também algumas doenças mentais que vêm com auto aversão. Por exemplo, o ódio por si mesmo pode ocorrer com depressão e transtornos de personalidade.

Aprenda a se aceitar

Quando as pessoas têm forte aversão a si mesmas e estão pensando em se machucar, ou já o fizeram, é importante procurar ajuda profissional. A fim de superar de forma sustentável o ódio severo por si mesmo, o suporte terapêutico é geralmente necessário.

Mesmo que as causas do ódio por si mesmo não possam ser remediadas por “truques simples”, há conselhos úteis que as pessoas afetadas podem implementar na vida cotidiana para aprender a aceitar-se melhor.

Se você sentir ódio de si mesmo, as dicas a seguir podem ajudá-lo a lidar com o ódio de si mesmo:

Analise de onde vem sua auto aversão. Para superar o ódio, é importante entendê-lo na primeira etapa. Quando entendemos que o ódio por nós mesmos é um mecanismo que pode ter sido útil em um ponto no tempo, ou é uma consequência de experiências traumáticas, fica mais fácil reconhecê-lo. Também é possível entender que o ódio por si mesmo não surge de inadequações reais, mas é o resultado de uma auto percepção distorcida.

jovem triste
jovem triste

Aceite a auto aversão como parte de você. Mesmo que você tente superá-lo, primeiro é importante vê-lo como neutro. Assim, você pode trabalhar melhor nisso e dar um passo importante em direção a uma maior auto aceitação.

Concentre-se nas coisas positivas sobre você e sua vida. Embora seja difícil para você, é importante reconhecer que há muitas coisas que não são sua culpa, mesmo que inicialmente você tenha suposto que era. Diga a si mesmo que você está perfeitamente bem do jeito que está. Pense nas coisas que você gosta em você e no que você é bom. Além disso, pense em como outras pessoas o descreveriam ou pergunte aos amigos o que eles gostam em você.

Dando permissão para experimentar coisas boas. Todos merecem ser felizes e experimentar coisas positivas. Trabalhe para permitir esse conhecimento. Pense em coisas que são boas para você e que você pode implementar facilmente.

Abstenha-se de comparar com os outros. A mídia social, em particular, corre o risco de se perceber como inadequada e com muitos defeitos, e de idealizar os outros. Em vez disso, tome consciência do que o torna único e tenha orgulho disso.

moça sozinha
moça sozinha

O processo de superar o ódio por si mesmo e transformá-lo em auto aceitação é complicado e, muitas vezes, muito demorado. A auto aversão está profundamente enraizada na autoestima da maioria das pessoas, e é por isso que pode ser muito difícil deixá-la para trás. Com a ajuda psicoterapêutica, mas também com pequenos passos na vida cotidiana, os afetados podem aprender a se aceitar, a se amar e, assim, criar uma base de satisfação e felicidade.

A auto aversão também pode ocorrer em famílias. Para saber se seu caso é afetado por experiências passadas negativas dos seus familiares, a elaboração de um genograma pode ajudar a identificar hábitos e padrões que poderiam interferir em sua vida.

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