Bournout – Encontre seu equilíbrio mental novamente

Jovem cansado

A síndrome de burnout é um dos fatores de risco mais relevantes para o desenvolvimento de doenças mentais, como depressão, transtornos, ansiedade ou vícios.

Surge de um desequilíbrio de fardos, muitas vezes profissionais, de um lado e de falta de alívio do outro. As medidas associadas ao bloqueio da pandemia COVID-19 podem levar a um desequilíbrio, porque muitas pessoas têm opções limitadas de alívio.

Além disso, existem os encargos adicionais decorrentes da redução do tempo de trabalho, da perda de ordens de serviço e da preocupação com as pessoas que pertencem ao grupo de risco.

Isso aumenta o risco de desenvolver uma síndrome de burnout e também de desenvolver doenças mentais. Se você sentir que está sendo afetado, procure aconselhamento imediato para neutralizar ativamente o desenvolvimento de uma doença mental.

Menina cansada
Menina cansada

Enquanto isso, o estresse, tanto na vida profissional quanto na privada, tornou-se não apenas uma palavra comum, mas também uma companheira constante na vida de muitas pessoas – bem como a preocupação justificada de que isso resultará em uma síndrome de burnout.

Nem todos são capazes de lidar com a pressão constante de ter que atingir metas estabelecidas por outros ou metas estabelecidas por eles mesmos.

Como reconhecer uma síndrome de burnout

Você ocasionalmente sente uma forte exaustão física ou mental? Ou você duvida que será capaz de atender às altas demandas de trabalho? Se a tensão, o nervosismo ou o sono prejudicado se tornam cada vez mais perceptíveis em sua vida e há uma discrepância constante entre os requisitos e suas possibilidades reais, isso pode levar a uma síndrome de burnout.

No entanto, uma distinção deve ser feita entre uma fase temporária de exaustão e uma síndrome de burnout: a exaustão de curto prazo ainda não é burnout. Só quando essa condição dura pelo menos seis meses e não há um fim à vista e nem as curtas fases de recuperação levam à regeneração, pode-se falar em síndrome de burnout.

Importante: Se você suspeitar que seus sintomas persistentes podem ser sinais de síndrome de burnout, entre em contato com seu médico de família ou um terapeuta imediatamente. A síndrome de burnout deve sempre ser tratada profissionalmente. Quanto mais cedo você consultar um médico ou outro terapeuta, maiores serão suas chances de recuperação.

Os principais sintomas da síndrome de burnout

Uma distinção básica é feita entre três sintomas principais clássicos:

  • Exaustão física e mental severa;
  • Sentimentos negativos e cinismo em relação ao trabalho, colegas ou clientes;
  • Ineficácia da ação profissional e perda de competência profissional;

Importante: Para um diagnóstico correto baseado nestes sintomas, deve-se levar em consideração a duração da exposição por um lado e o fato de a pessoa afetada ser previamente saudável, por outro. Deve ser excluído que o estado de exaustão seja desencadeado por uma doença física ou mental grave.

Até 50% do risco de transtornos depressivos é genético ou adquirido na primeira infância. Além disso, existem outros fatores de estresse no curso da vida que podem desencadear a depressão. Condições desfavoráveis ​​de trabalho e vida também aumentam o risco de depressão.

Homem fingindo alegria
Homem fingindo alegria

Síndrome de burnout e depressão são fáceis de confundir

Frequentemente, quase tudo que anda de mãos dadas com estresse, fadiga ou perda de motivação no trabalho é equiparado à síndrome de burnout. Mas do ponto de vista médico-científico, isso não é verdade. Nem todo estado de exaustão ou sobrecarga no trabalho pode estar associado a uma síndrome de burnout incipiente ou avançada. E nem toda síndrome de burnout é sinônimo de episódio depressivo.

Por outro lado, na sociedade, principalmente na mídia, a síndrome de burnout já é descrita como uma doença com sintomas como melancolia, suicídio, distúrbios de concentração e memória, ou seja, mais ou menos como sinônimo de depressão, principalmente entre os gestores.

É incorreto equiparar a síndrome de burnout a crises e doenças mentais que ocorrem em conexão com uma sobrecarga de trabalho.

A síndrome de burnout, por outro lado, não é sinônimo de depressão ou qualquer outra doença mental.

Atualmente, a síndrome de burnout não é considerada uma doença mental independente, mas sim uma consequência do estresse relacionado ao enfrentamento do estresse no relacionamento, nos estudos ou no trabalho.

Burnout é uma condição com risco muito aumentado de depressão ou transtornos de ansiedade.

Muitos pacientes com “síndrome de burnout” já desenvolveram depressão ou transtorno de ansiedade quando consultam um médico ou terapeuta.

As consequências do burnout, especialmente os transtornos depressivos e de ansiedade, são conjuntamente responsáveis ​​pelo aumento do número de licenças médicas e aposentadorias precoces.

No entanto, existem inúmeras sobreposições entre os sintomas da síndrome de burnout e os da depressão, por exemplo, apatia, falta de interesse ou cansaço. Ambos os quadros clínicos também costumam levar as pessoas afetadas ao isolamento social.

A irritabilidade constante associada ao cinismo é sintomática da síndrome de burnout. Por outro lado, surgem sintomas de depressão que vão além da síndrome de burnout: incluem autoestima e autoconfiança reduzidas, mas também pensamentos suicidas.

E enquanto as pessoas que sofrem de síndrome de burnout muitas vezes anseiam por algo interior que “costumavam gostar de fazer”, as pessoas deprimidas muitas vezes não têm o desejo nem a energia para fazer absolutamente nada.

Como se desenvolve uma síndrome de burnout?

As causas desencadeadoras da síndrome de burnout são tão individuais quanto as pessoas que a desenvolvem. Não existe uma definição única nem um modelo que descreva o desenvolvimento de uma síndrome de burnout de uma forma geralmente válida, mas geralmente existem vários fatores que apenas garantem que as pessoas afetadas possam perceber e atribuir vários sintomas e queixas após um longo período de tempo.

Homem cansado
Homem cansado

Geralmente, muita carga de trabalho é responsável pelo desenvolvimento da síndrome de burnout.

Fatores individuais que podem desencadear uma síndrome de burnout

No entanto, também é certo que fatores individuais contribuem para o desenvolvimento da síndrome de burnout. Características como perfeccionismo ou ambição excessiva favorecem o seu desenvolvimento.

A nossa autopercepção, a autoavaliação dos nossos recursos e competências, bem como os nossos próprios padrões elevados podem contribuir de forma decisiva para desencadear o esgotamento.

Um padrão frequente surge, por exemplo, quando duvidamos de que podemos lidar com demandas de trabalho particularmente altas com nossos recursos disponíveis. Tensão, nervosismo ou sono insuficiente são as reações de estresse típicas do nosso corpo.

Os médicos do trabalho já reconheceram os sinais: o número de faltas por doença devido a problemas de saúde mental mais do que dobrou entre 2007 e 2017. Os homens tiveram significativamente mais dias de doença mental do que as mulheres.

Funcionários mais velhos relataram doença com mais frequência do que os mais jovens por motivos psicológicos. Em 2017, o maior número de dias por doença foi para os homens entre 60 e 65 anos (434 dias perdidos para cada 100 segurados) e o menor número para as mulheres entre 15 e 20 anos (21 dias perdidos para cada 100 segurados).

As consequências para a saúde da sobrecarga ocupacional

Quando o psicanalista Herbert Freudenberger inventou o termo “burnout” em meados da década de 1970, ele o usou para descrever as “consequências para a saúde da sobrecarga ocupacional sem já ter uma doença”.

Desde então, inúmeras definições e teorias sobre o desenvolvimento da síndrome de burnout têm circulado no meio profissional, mas também na mídia. Mas as causas são fatores que são percebidos subjetivamente e não podem ser medidos objetivamente.

Portanto, não se pode dizer em geral que muito trabalho deixa você doente.

Tornar o horário de trabalho mais flexível pode não ser uma solução válida

Na verdade, a digitalização deve nos ajudar a criar nossa carga de trabalho diária melhor e mais “suave”. Nesse contexto, o termo “flexibilização da jornada de trabalho”, que foi introduzido em muitas profissões há alguns anos, surge repetidamente.

moça triste sozinha
moça triste sozinha

Mas, ao mesmo tempo, o absenteísmo e a aposentadoria precoce por doença mental aumentaram no mesmo período. Do ponto de vista médico-científico, nenhuma conexão causal entre esses dois fenômenos pode ser provada; No entanto, a tão alardeada “flexibilização da jornada de trabalho”, por si só ou da forma como está sendo utilizada, aparentemente não é adequada para prevenir a síndrome de burnout e outras doenças relacionadas ao estresse.

Síndrome de burnout não deve ser ignorada

No caso de pacientes com suspeita de síndrome de burnout, deve ser esclarecido se pode haver outras doenças subjacentes que poderiam causar sintomas semelhantes.

Porque embora atualmente não seja uma doença independente no sentido clássico, uma síndrome de burnout não tratada carrega um alto risco de doenças secundárias psicológicas e somáticas, como depressão, transtornos de ansiedade, dependência de drogas, diabetes e hipertensão.

Pessoas que sofreram dessas doenças no passado estão particularmente em risco.

Prevenção, terapia e cura

Um mecânico altamente qualificado que é nomeado diretor administrativo de uma concessionária de automóveis, embora não tenha experiência como gerente; um representante de vendas de alta rotatividade que é promovido ao escritório como gerente de vendas, mas simplesmente não se sente confortável no escritório; ou o gerente que se aposenta depois de muitos anos bem-sucedidos e ocupados: essa lista de possíveis causas que levam a estados permanentes de exaustão a longo prazo e, por fim, desencadeiam uma síndrome de burnout.

Todos podem fazer algo sobre a síndrome de burnout

As pessoas diferem não apenas em termos de resiliência (resistência), mas também em seu comportamento estratégico, como podem lidar com tensões extraordinárias ou novos desafios no trabalho (mas também frequentemente na vida privada) a longo prazo.

Aparentemente, existem estratégias individuais adequadas e menos adequadas para isso: enquanto algumas pessoas podem facilmente deixar de lado um “estresse crônico” e manter seu controle emocional mesmo nas situações mais difíceis, outras são “mais vulneráveis” e desmoronam com muito menos exigências.

Quem tenta manter as aparências e compensar as crescentes doenças físicas e mentais com sedativos e pílulas para dormir, estimulantes ou álcool corre ainda mais risco de desenvolver uma síndrome de burnout.

O uso do termo burnout em excesso

É alarmante o uso inflacionário do termo “síndrome de burnout”, que hoje é usado em muitos meios de comunicação para praticamente todos os transtornos mentais, estados de exaustão e doenças mentais relacionados ao trabalho.

Uma gigantesca indústria de tratamento surgiu agora. Mas muitos “treinadores” (ou “consultores de burnout”, bem como clínicas especializadas) muitas vezes apenas dão a seus clientes a impressão de que bem-estar e alimentação saudável, esporte e ioga, exercícios de relaxamento e respiração e, claro, gerenciamento de tempo “sensato” são suficientes.

Mas não adianta meramente reconhecer os sintomas ou queixas e simplesmente preparar uma pessoa cronicamente exausta para “de alguma forma” continuar a tolerar a constelação causadora da doença a fim de voltar à “espiral de estresse” no trabalho.

Garota triste
Garota triste

Também existe a possibilidade de que as pessoas afetadas não considerem as terapias baseadas em evidências necessárias (ou mesmo as neguem).

Os médicos e outros terapeutas profissionais, por outro lado, podem não apenas fortalecer os recursos de seus pacientes com conceitos de tratamento específicos para o transtorno e baseados em evidências , mas também garantir que, após a terapia, um ambiente esteja disponível para eles que se sintam capazes de enfrentar e reduzir o risco de uma síndrome de burnout recorrente e, possivelmente, mais doenças secundárias minimizadas.

Terapias contra a síndrome de burnout

A síndrome de burnout não ocorre da noite para o dia, mas é sempre um processo demorado que pode ter efeitos completamente diferentes na pessoa afetada. Portanto, muitas vezes surge a questão de saber se a terapia ambulatorial ou hospitalar é a melhor escolha.

Em geral, pode-se dizer que nos estágios iniciais de uma síndrome de burnout, as medidas ambulatoriais e psico-higiênicas gerais costumam ser suficientes para aliviar os sintomas e garantir uma mudança interna de direção.

Se você já está experimentando sintomas depressivos claramente reconhecíveis com sua síndrome de burnout, você deve considerar fazer uma pausa mais longa com o suporte psicoterapêutico profissional para:

  • Prevenir sintomas depressivos crônicos e outras doenças mentais;
  • Ser capaz de avaliar de forma realista o próprio potencial de desempenho;
  • Redescobrir a vivacidade e a alegria de viver – incluindo uma boa energia interior, um sono reparador e aprender a se distanciar emocionalmente do estresse diário

Para aprender estratégias adequadas para você não se sobrecarregar no futuro, mas, em vez disso, preste mais atenção a si mesmo.

Outro objetivo importante da terapia individual de burnout deve ser sempre o desenvolvimento de novas maneiras de pensar e agir para que o sentimento de liberdade interior possa surgir.

A capacidade de desfrutar e experiências sensuais positivas promovem o acesso aos recursos frequentemente enterrados da pessoa. No melhor dos casos, uma síndrome de burnout superada também pode ser vista como um ponto de partida realista para uma reorientação sustentável na vida.

De volta à vida – graças à remissão, recuperação e resiliência

Com uma terapia individual específica para o distúrbio, a síndrome de burnout pode desaparecer completamente.

Importante: Enquanto até alguns anos atrás as pessoas ainda falavam em “cura”, a psiquiatria moderna de hoje prefere os termos “remissão”, “recuperação” e “resiliência”.

Mulher triste sentada
Mulher triste sentada

Na fase de remissão (declínio, diminuição temporária dos sintomas da doença), os sintomas depressivos devem diminuir e o paciente deve ao mesmo tempo encontrar uma atitude afirmativa diante da vida (otimismo, vitalidade, autoconfiança, vontade de viver).

Outros fatores positivos associados à remissão são o retorno ao funcionamento psicossocial normal, o enfrentamento constante do estresse e obrigações cotidianas e uma melhoria na qualidade dos relacionamentos com cuidadores próximos.

A recuperação refere-se ao “retorno de um homem em sua vida cotidiana, mentalmente saudável e forte, autodeterminado em tornar possível sua terapia”.

Isso significa que os pacientes que trabalham gradualmente retornam ao trabalho, possivelmente se reorientando e (novamente) sendo capazes de estimular e manter ativamente os contatos sociais e, se necessário, construindo novos relacionamentos.

Também é crucial que, após uma terapia de internação bem-sucedida, um paciente possa manter a estabilidade psicológica recém-adquirida em longo prazo e possa lidar com experiências negativas futuras sem cair nos velhos padrões de comportamento.

Resiliência descreve a “resistência interna” que pode ser fortalecida com psicoterapia individual para reduzir significativamente o risco de recaída.

Conclusão

Como citado anteriormente, o autoconhecimento é uma das melhores formas de começar um tratamento bem-sucedido para o burnout. Uma das melhores formas de adquirir esse conhecimento sobre nós mesmos é através da realização de um genograma – um diagrama elaborado de acordo com as relações familiares, onde comportamentos, doenças e eventos especiais são considerados. (Chamada)

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