Distúrbio do sono – Por que estou sempre com sono

mulher deitada

Infelizmente, a falta de sono muitas vezes esconde uma doença física ou mental. Os distúrbios do sono são frequentemente um sintoma precoce ou – se não tratados por um longo período de tempo – um importante fator de risco para doenças mentais (por exemplo, depressão, distúrbios de ansiedade).

Antes de informá-lo sobre alguns dos principais fatores que são responsáveis ​​pelas várias manifestações dos distúrbios do sono, gostaríamos de apresentar os fatos mais importantes sobre o sono – e como os distúrbios do sono afetam nossa vida diária.

Distúrbio do sono

Duração do sono

Cada pessoa tem uma duração de sono individual necessária para sua regeneração. De acordo com uma pesquisa do Instituto Robert Koch, é uma média de 7:14 horas – mas não existe um valor médico e cientificamente ideal para todos. Sociedades médicas internacionais recomendam uma duração de sono de 7 horas para adultos. Para a maioria dos adultos (incluindo pessoas mais velhas), 6 a 8 horas de sono estão associadas à maior expectativa de vida.

moça deitada
moça deitada

Fases do sono

Nosso sono não é constante, mas é dividido em diferentes fases do sono (“ciclos do sono”), que diferem muito em sua intensidade (“profundidade do sono”). Uma pessoa adulta normalmente passa por três a cinco desses ciclos todas as noites:

Fase de repouso

Nosso organismo se acalma, a pulsação diminui, nossa respiração se torna mais profunda e o número de respirações por minuto também diminui. Nosso sono agora é muito superficial – mesmo o menor distúrbio pode garantir que estejamos instantaneamente “bem acordados” novamente.

Fase de sono leve

Essa representa cerca de metade do nosso sono. Nossa atividade cerebral é limitada a baixas frequências, a consciência é “desligada”. Dormimos com os músculos relaxados e praticamente sem movimentos oculares.

Sono profundo

É a fase mais valiosa do nosso sono, pois é durante a fase do sono profundo que nos regeneramos melhor, tanto física quanto mentalmente.

O sono REM

REM significa “Movimento rápido dos olhos”. Isso significa que dormimos com as pálpebras fechadas, mas com movimentos rápidos dos olhos. É a fase do sono em que sonhamos com mais intensidade. A pesquisa do sono pressupõe que nosso cérebro processa impressões e informações sensoriais emocionais na fase REM.

Nossos músculos estão frouxos, na verdade “paralisados”, mas esta é apenas uma função protetora do nosso corpo para que não possamos nos machucar enquanto dormimos.

cama
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Fase de acordar

Frequentemente, acordamos pela primeira vez entre três e quatro horas. Normalmente vamos dormir de novo, mas o corpo já está se preparando para o novo dia. Estamos lentamente nos animando, nossa temperatura corporal sobe para 37 graus novamente. Então, quando nos levantamos, nossos níveis de cortisol no sangue estão no máximo; esse hormônio do estresse ativa os processos metabólicos em nosso corpo.

Trabalhando durante o sono

Mesmo que, em princípio, não percebamos nada sobre isso, nosso corpo está continuamente “em ação” durante a noite e nas respectivas fases do sono:

A atividade muscular muda continuamente

Os sistemas reguladores de nosso organismo também estão funcionando a toda velocidade; como o “sistema nervoso autônomo”, que monitora nossa respiração, circulação e digestão, bem como a regulação hormonal e a regulação da temperatura corporal.

Existem inúmeras conexões entre todos esses processos biológicos e nosso “relógio interno” que têm um efeito positivo em nossa regeneração.

Quando o sono é perturbado

Na medicina moderna do sono, existem cerca de 80 distúrbios do sono diferentes que podem ser diagnosticados uns dos outros. Em média, 15% da população sofre de algum tipo de distúrbio do sono, e a frequência aumenta com a idade.

A dificuldade em adormecer e permanecer dormindo (“insônia”) são os problemas de sono mais comuns; cerca de metade de todos os adultos (!) já foram ou são afetados por ele. Quanto mais velhas as pessoas, mais aumentam os distúrbios do sono; As mulheres têm cerca de duas vezes mais probabilidade de serem afetadas do que os homens.

Durante a menstruação, muitas mulheres se queixam de sono agitado, associado a despertares frequentes e sonhos intensos; o aumento da sonolência diurna (exaustão) cria uma maior necessidade de sono. No entanto, essas queixas diminuem após a menstruação. Em casos raros, no entanto, também podem ocorrer distúrbios crônicos do sono.

O aumento da secreção do hormônio da gravidez progesterona leva a uma maior necessidade de sono durante a gravidez. Nos últimos três meses de gravidez, os problemas de sono (“não dormir a noite toda”, sonhos violentos) podem aumentar.

menina deitada
menina deitada

Após o nascimento, o ritmo normal de sono-vigília da mãe costuma ser interrompido pelo ritmo de sono-vigília do bebê. Problemas crônicos para adormecer e permanecer dormindo também podem ocorrer nas mães.

Mulheres na menopausa têm ondas de calor devido à diminuição natural do estrogênio; que são frequentemente associados à inquietação interior, mas também a medos vagos. Após a menopausa, as mulheres às vezes apresentam distúrbios respiratórios relacionados ao sono com mais frequência.

Os homens, por outro lado, têm maior probabilidade de sofrer de distúrbios respiratórios relacionados ao sono, sendo a “Síndrome da Apnéia Obstrutiva do Sono” o diagnóstico mais comum. Dois a quatro por cento são “apneicos”, principalmente homens de meia-idade e mais velhos que geralmente estão acima do peso e têm pressão alta. A apnéia do sono é perceptível por meio de roncos intensos com pausas na respiração e aumenta o risco de doenças cardiovasculares e derrame cerebral em longo prazo.

Como a pandemia corona afeta seu tratamento?

Até 20-30% dos brasileiros sofrem – mesmo sem uma pandemia – de distúrbios do sono, às vezes com graves consequências para a própria saúde e a economia. Os distúrbios do sono prejudicam o desempenho e a concentração, bem como o bem-estar, reduzem a capacidade de reação, aumentam o risco de acidentes de trânsito e de trabalho e causam um grande número de dias de folga.

A pandemia de coronavírus mudou nossas vidas enormemente – termos como “distância de segurança”, “proteção da boca e do nariz”, “quarentena”, “proibição de visitas”, “proibição de viagens” moldam nossas vidas diárias e desencadeiam preocupações de subsistência. E quando você vai para a cama à noite, o carrossel de pensamentos começa a girar e os pensamentos cansativos não deixam dormir mais.

Os distúrbios do sono persistentes são frequentemente uma indicação do início de uma doença mental, por exemplo, depressão. Um esclarecimento diagnóstico imediato e, se necessário, um tratamento hospitalar integral ou hospitalar parcial seriam urgentemente necessários em tal situação, a fim de neutralizar um agravamento posterior dos sintomas.

O tratamento hospitalar ou semi-hospitalar (clínica diurna) em tempos de crise do coronavírus desencadeia temores e incertezas em muitas pessoas, especialmente no que diz respeito ao aumento do risco de infecção no hospital. Esses temores às vezes são tão sérios que as pessoas afetadas decidem não fazer o tratamento urgente e preferem ficar em casa.

Ignora-se o fato de que o ambiente protetor de uma clínica especializada privada garante a necessária blindagem de estímulos e a estruturação diária, sem as quais a estabilização e a recuperação mental dificilmente são possíveis.

jovem descansando
jovem descansando

Os altos padrões de higiene, incluindo medidas contínuas de desinfecção, conformidade com distâncias de segurança, fornecimento de máscaras respiratórias e monitoramento dos pacientes quanto aos sintomas de Covid-19 reduzem significativamente o risco de infecção.

Sem sono, nem nosso corpo nem nossa mente poderiam se regenerar. Sono insatisfatório leva à diminuição do desempenho, sonolência diurna, diminuição da atenção e concentração e um humor irritável.

Sintomas, doenças e perigos

Quem dorme mal à noite por um determinado período de tempo se sentirá exausto e cansado em algum momento do dia. Pacientes com problemas de longo prazo para dormir e permanecer dormindo repetidamente relatam forte inquietação e tensão interiores, bem como fases de vigília persistentes que os impedem de adormecer durante o dia e a noite. Essas condições geralmente levam à redução do desempenho, alterações de humor com aumento da irritabilidade e dificuldade de concentração.

Fatores que impedem um sono reparador

Um desequilíbrio constante e crescente causado por distúrbios do sono também pode levar a problemas na parceria ou na família. A “sonolência diurna” pode desgastar as pessoas afetadas. Elas facilmente entram em um círculo vicioso do qual é difícil sair.

Se você sofre de sonolência diurna, use a lista a seguir para verificar se uma ou mais das afirmações se aplicam a você:

  • Vou para a cama em horários irregulares e, portanto, acordo em horários diferentes;
  • Passo muito tempo na cama, inclusive assistindo TV;
  • Às vezes eu também como na cama;
  • Antes de ir para a cama, eu realmente tenho que desabafar;
  • Eu trabalho até meus olhos praticamente fecharem;
  • Antes de ir para a cama, bebo álcool e / ou café e fumo outro cigarro;
  • Minha cama está desconfortável;
  • Não me sinto bem no meu quarto;
  • Antes de adormecer, sempre tenho que refletir por muito tempo;
  • Meu quarto está muito quente (ou muito frio).

Para as pessoas que consideram normal dormir mal a noite e, portanto, tendem a ter uma taxa de sonolência diurna aumentada, há um risco maior de acidentes: cerca de 20.000 acidentes de trabalho são comprovadamente causados ​​por distúrbios do sono, e em torno de um a cada quatro acidente de carro é causado por um breve “cochilo” ao volante.

senhor deitado
senhor deitado

Além disso, de acordo com os resultados das últimas pesquisas, está claro que a falta de sono leva a um declínio na função da memória e pode afetar negativamente o metabolismo do açúcar e da gordura.

Esses grupos ocupacionais são particularmente perigosos em casos de sonolência diurna:

  • Motoristas (especialmente de transportes coletivos);
  • Motoristas de locomotivas, guindastes e escavadeiras;
  • Pilotos;
  • Operadores de máquina;
  • Seguranças;
  • Trabalhadores industriais;
  • Trabalhadores em turnos que trabalham em condições de trabalho monótonas com uma alta taxa de concentração e atenção;
  • Médicos, enfermeiras.

Em última análise, todas as profissões com um alto nível de responsabilidade.

Vários distúrbios do sono com inúmeras causas

Os distúrbios do sono devem ser diferenciados e diagnosticados com precisão em relação aos seus sintomas e possíveis causas (orgânicas e não orgânicas) antes que possam ser tratados de forma direcionada. Por exemplo, trata-se de esclarecer se o paciente:

  • Tem uma insônia não orgânica com dificuldade em adormecer e permanecer dormindo;
  • Tem hipersonia não orgânica (que se manifesta por sonolência excessiva durante o dia);
  • Tem parassonia (sonambulismo, pesadelos, sobressaltos noturnos e ataques de gritos);
  • Está sob síndrome de apnéia (pausas na respiração durante ronco pesado);
  • Ou sob a “Síndrome das Pernas Inquietas” (contração das pernas perturbadora e às vezes violenta) ;
  • Sofre ou se uma doença mental está oculta por trás de seus distúrbios do sono – principalmente depressão, psicoses e ansiedade e distúrbios obsessivo-compulsivos.

Distúrbios do sono e doença mental

Cerca de 70 a 80 por cento dos adultos queixam-se de distúrbios do sono, infelizmente os sintomas típicos que acompanham as doenças mentais e psicossomáticas. É particularmente comum para pacientes com depressão que, além de problemas persistentes para adormecer e permanecer dormindo, muitas vezes acordam muito cedo (“… no meio da noite!”).

Pacientes com transtornos de ansiedade, por outro lado, em sua maioria não conseguem adormecer; pessoas dementes acidentalmente mudam sua necessidade de sono para o dia e não conseguem dormir à noite; E com os transtornos de dependência – especialmente após o abuso de álcool e drogas – existem problemas para dormir à noite toda, que podem persistir por muito tempo, não raro até vários anos, mesmo depois de abandonar as substâncias que causam dependência.

O uso de máscara para dormir

Para pacientes com doença mental, um sono reparador e regulado é muito importante. Um exemplo: um homem deprimido que também sofre de apneia orgânica do sono pode usar uma máscara de dormir para melhorar sua condição física muito rapidamente – o que teria um efeito positivo no tratamento de sua depressão.

Há muitas formas diferentes de distúrbios do sono e terapias

Se os problemas para adormecer e permanecer dormindo forem causados ​​por doenças psiquiátricas (ou orgânicas), a doença subjacente deve ser tratada. Se os distúrbios do sono são causados ​​pelo uso de certas drogas ou substâncias viciantes, essas substâncias devem primeiro ser interrompidas.

Outros distúrbios do sono – como a “Síndrome das Pernas Inquietas” ou narcolepsia (sonolência diurna intensa com tendência irresistível de adormecer durante o dia, muitas vezes associada a alucinações e incapacidade total (!) de se mover – são geralmente tratados com medicamentos.

Medidas naturais para um sono melhor

Particularmente no caso de distúrbios primários do sono (sem causa aparente), especialmente insônias, as pessoas com dificuldade em adormecer e permanecer dormindo devem primeiro tentar verificar seu comportamento durante o dia e especialmente antes de ir para a cama e, se necessário, melhorá-lo. Se os distúrbios do sono persistirem (por meses) e causarem sofrimento, deve-se procurar ajuda profissional.

Como dormir melhor se você tiver dificuldade em adormecer ou permanecer dormindo:

Mudança de comportamento

  • Tente viver “regularmente” durante o dia, se possível; isso afeta principalmente suas refeições e a hora em que você vai dormir e se levantar na manhã seguinte;
  • Exercite-se tanto quanto possível (academia, esporte, caminhada, ciclismo), mas termine o dia o mais calmo possível;
  • Receba luz natural suficiente por pelo menos 20 minutos por dia (mesmo quando o céu está nublado, a radiação solar ainda é significativamente mais intensa em comparação a uma sala iluminada artificialmente);
  • Não coma nem fume duas a quatro horas antes de deitar e, a seguir, não beba mais álcool;
  • Dieta “amiga do sono”: coma pouco à noite, alimentos leves, pule o jantar de vez em quando, reduza o excesso de peso;
  • Não tire um cochilo à tarde se você sofre de dificuldade para adormecer ou permanecer dormindo (aumento da pressão do sono à noite);
  • Use métodos comprovados de meditação e relaxamento, como treinamento autogênico e relaxamento muscular progressivo;
  • Certifique-se de que tem uma situação de sono positiva e saudável (escuro, fresco, confortável, silencioso, se necessário música suave). A escuridão em particular (estimulação da produção de melatonina) parece ser importante para um sono saudável. Ativar brevemente uma luz LCD (telefone celular) pode ser suficiente para enviar impulsos que interrompem o sono.

Medidas adicionais de terapia comportamental:

  • Ritualize seus hábitos de sono;
  • Anote os horários em que você está acordado ou dormindo em uma agenda (diário do sono);
  • Levante-se quando achar que dormiu o suficiente;
  • Se você acordar à noite, por favor, não olhe para o despertador, mas tente adivinhar a hora que você está acordado “subjetivamente”.

Medicamento

Em primeiro lugar, “higiene do sono” e medidas comportamentais são preferíveis e também muito promissoras para distúrbios do sono. As medidas psicoterapêuticas (terapia comportamental) também são eficazes no caso de distúrbios graves do sono (insônias) e têm poucos efeitos colaterais.

senhor deitado
senhor deitado

Os medicamentos não são, portanto, a prioridade no tratamento dos distúrbios do sono!

Se drogas forem usadas, suplementos de ervas podem ser usados de forma complementar:

  • “Chá para dormir” (geralmente com valeriana, lavanda, erva-cidreira);
  • Preparações de ervas (sem adição de álcool) em gotas ou comprimidos: valeriana, lúpulo, erva-cidreira, lavanda, maracujá, aveia …

Finalmente, no caso de insônias persistentes, especialmente secundárias, os psicotrópicos também podem ser úteis se prescritos por um médico.

Pílulas para dormir clássicas, ou seja, benzodiapinas ou as chamadas substâncias Z devem – devido ao seu grande potencial de dependência – ser tomadas apenas temporariamente, se forem tomadas. A dose diária deve ser definida a mais baixa possível.

Importante: A terapia medicamentosa contra a dificuldade em adormecer e permanecer dormindo deve sempre ser acompanhada por abordagens de terapia não medicamentosa. Isso é especialmente verdadeiro se os distúrbios do sono estiverem relacionados a uma doença mental.

Quando a psicoterapia está em primeiro plano nos distúrbios do sono

Os distúrbios do sono podem causar queixas psicológicas, como humor depressivo, alterações de humor, medos, distúrbios de concentração, sonolência diurna e outros sintomas característicos de doenças psiquiátricas, como depressão ou distúrbios de ansiedade.

jovem deitada
jovem deitada

Outras doenças mentais que podem levar a distúrbios do sono incluem:

  • Transtornos de personalidade;
  • Psicoses esquizofrênicas e esquizoafetivas;
  • Vícios;
  • Transtorno bipolar;
  • Doenças cerebrais orgânicas;
  • Síndrome de Burnout;
  • Transtornos obsessivo-compulsivos, atos e impulsos compulsivos.

Nestes casos, o tratamento da doença mental deve sempre vir em primeiro lugar. Porque quando a doença mental melhora, o distúrbio do sono geralmente também melhora; No entanto, se o distúrbio do sono ainda estiver presente após a terapia bem-sucedida, deve ser tratado especificamente, pois é sempre um fator de estresse e um risco de recaída.

Para ajudar a diagnosticar essas doenças mentais paralelas a problemas com o sono, uma consulta com especialistas é recomendada. Através de técnicas como o genograma – que ajudam a entender as condições de saúde que passam entre gerações – são recomendadas para um diagnóstico correto.

 

 

 

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